Notícias

Xi Jinping 'esnoba' UE e não participará da cúpula do 50º aniversário de relações com o bloco - FT

"As relações estão congeladas", disse um diplomata europeu sênior ao veículo.
Xi Jinping 'esnoba' UE e não participará da cúpula do 50º aniversário de relações com o bloco - FTGettyimages.ru / Kevin Frayer

O presidente chinês Xi Jinping recusou o convite para participar da cúpula em Bruxelas celebrando o 50º aniversário dos laços entre o gigante asiático e a União Europeia, informou o Financial Times neste domingo, citando fontes.

Tradicionalmente, os atos são celebrados de forma alternada em Bruxelas e em Pequim. O primeiro-ministro chinês costuma participar das cúpulas no bloco comunitário, enquanto o próprio líder chinês recebe a cúpula pessoalmente em Pequim.

Neste ano, Pequim comunicou que o chefe do Governo chinês, Li Qiang, viajara à UE para se reunir com os presidentes do Conselho e da Comissão Europeia em razão da cúpula, mas Bruxelas acredita que a importância dessa reunião, dedicada ao meio século de relações diplomáticas, requer a presença do presidente chinês Xi Jinping.

O veículo enfatiza que, embora ambos os lados tenham garantido que os diálogos ainda estão em andamento, o episódio confirmou a visão inicial de muitos representantes europeus de que a China não fortalecerá a cooperação diante da conturbada política externa do presidente dos EUA, Donald Trump.

Além disso, o FT enfatiza que as relações entre a China e a UE estão passando por um período difícil, em meio às acusações do bloco sobre o suposto apoio de Pequim à Rússia no conflito ucraniano e às tarifas impostas às importações chinesas de veículos elétricos, sob a alegação de que eles são subsidiados.

"As relações estão congeladas", disse um diplomata europeu sênior. "Trata-se de uma mudança de tom, não de substância. A política deles não vai mudar e o mesmo vale para nós", acrescentou.