Notícias

Grandes protestos contra o governo tomam as ruas da Sérvia

Os manifestantes se reuniram perto do prédio do parlamento do país.
Grandes protestos contra o governo tomam as ruas da SérviaAP / Armin Durgut

A capital da Sérvia, Belgrado, foi palco de um grande protesto contra o governo neste sábado, informou a mídia local. Inicialmente, os grupos estavam espalhados por várias partes da cidade, mas depois dezenas de milhares de manifestantes se reuniram perto do prédio do parlamento

De acordo com o Ministério do Interior, cerca de 107.000 pessoas participaram do protesto. Não houve incidentes graves.

No início da semana, o presidente do país, Aleksandar Vucic, denunciou que os partidários da oposição tentariam tomar prédios governamentais no sábado, com o objetivo de forçar os líderes do país a aceitar a formação de um governo de transição.

De acordo com o Ministério do Interior, um homem foi preso durante o protesto, após dizer aos guardas que tinha duas bombas com as quais pretendia explodir o prédio presidencial. De acordo com as autoridades, nenhum dispositivo explosivo foi encontrado durante a busca, mas o trabalho para determinar todas as circunstâncias em torno do evento está em andamento.

Em meio aos protestos, Vucic se dirigiu aos manifestantes: "As pessoas sonham com várias coisas. Eu sonho com uma Sérvia que constrói, uma Sérvia que progride e uma Sérvia que vence. A Sérvia vencerá hoje e sempre", declarou.

Na noite de segunda-feira, grupos de estudantes bloquearam as entradas do prédio da Rádio e Televisão da Sérvia, em Belgrado, e anunciaram que a tomada de controle duraria 22 horas. Os manifestantes prometeram deixar os funcionários saírem, mas não deixar ninguém entrar.

  • Os estudantes universitários nas ruas estão apoiando um movimento anticorrupção de âmbito nacional, que começou após o desabamento do teto de uma estação ferroviária que matou 15 pessoas em novembro do ano passado. O acidente foi atribuído à corrupção do governo, bem como à negligência e ao desrespeito aos padrões de segurança da construção.