Notícias

EUA pedem 'socorro' à Europa diante da crise de ovos

A situação escancara uma potencial vulnerabilidade no contexto das guerras tarifárias de Trump.
EUA pedem 'socorro' à Europa diante da crise de ovosAP

Há semanas, os Estados Unidos vêm sofrendo com uma terrível escassez de ovos devido à propagação da gripe aviária, que tem forçado os vendedores a impor limites no número de ovos comprados. Nesse contexto, países europeus como a Dinamarca, a Suécia, a Finlândia e os Países Baixos receberam pedidos de suprimentos de emergência, segundo a imprensa regional.

Ao jornal Bild, um representante do setor agrícola dinamarquês, Jørgen Nyberg Larsen, confirmou o pedido dos EUA. Segundo ele, Washington esclareceu o volume de ovos que pode ser comprado dos dinamarqueses.

Ele lembrou as "guerras tarifárias" do governo Trump, e apontou da dependência dos americanos das importações europeias, que pode ajudar na mesa de negociações.

A Suécia respondeu à solicitação dos EUA com certa cautela: o diretor da Kronägg, Markus Lindström, destacou que as exportações de ovos para os EUA são improváveis devido às difíceis condições de transporte e às restrições impostas à exportação. Em contrapartida, a Turquia já manifestou interesse em aumentar suas exportações de ovos para os EUA.

  • O H5N1 é um tipo de vírus que causa uma doença respiratória altamente patogênica em aves, conhecida como influenza aviária (ou "gripe aviária").
  • O vírus está disseminado em aves selvagens em todo o mundo. Na América do Norte, ele apareceu em muitas fazendas de aves e de gado leiteiro. Muitas galinhas poedeiras já foram abatidas para controlar a doença.