Diplomata colombiana é baleada em tentativa de assalto em São Paulo

Vice-cônsul foi atingida durante troca de tiros entre policial e criminosos.

A vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Ortiz Vaca, foi baleada na manhã desta sexta-feira (14), enquanto caminhava pela Avenida Nove de Julho, no centro da capital paulista. O Consulado da Colômbia informou que ela passou por cirurgia, mas seu estado de saúde é estável.

O disparo ocorreu durante uma troca de tiros entre um policial militar de folga e criminosos que tentavam assaltar uma mulher dentro de um táxi. A entrevista da PM e, no confronto, Claudia acabou atingida enquanto passava pelo local.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo confirmou que um dos suspeitos foi preso , enquanto o outro conseguiu fugir. A Polícia Civil segue investigando o caso.

De acordo com uma perícia preliminar, ao menos quatro disparos foram efetuados, sendo que apenas um atingiu um diplomata . O suspeito detido já possuía antecedentes criminais de tráfico de drogas, furto e latrocínio.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que Claudia foi vítima de uma bala perdida e afirmou que o Itamaraty está monitorando a situação , prestando apoio ao vice-cônsul e sua família.