
Conselheiros europeus vão a Washington em meio a negociações entre EUA e Rússia

Altos funcionários de segurança da Alemanha, Reino Unido e França viajaram às pressas para Washington nesta sexta-feira (14), enquanto os Estados Unidos e a Rússia avançavam nas negociações sobre um possível cessar-fogo na Ucrânia. A informação foi divulgada pelo jornal Político.
O conselheiro de segurança nacional da Alemanha, Jens Plötner, o britânico Jonathan Powell e o presidente diplomático do francês Emmanuel Macron, Emmanuel Bonne, participaram de uma reunião com o conselheiro de segurança nacional dos EUA , Mike Waltz, na Casa Branca.

A visita ocorre em um momento de intensificação das negociações para encerrar a guerra. No início da semana, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky e autoridades dos EUA concordaram com a estrutura para um cessar-fogo de 30 dias após encontros na Arábia Saudita , tomando a decisão nas mãos do Kremlin.
Na quinta-feira, Steve Witkoff, enviado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, foi recebido diretamente com o presidente russo, Vladimir Putin. Trump falou sobre conversas como “ boas e produtivas ” em sua plataforma Truth Social.
Tanto a Ucrânia como as autoridades europeias demonstram preocupação com a possibilidade de serem restaurados de um processo diplomático que pode definir o futuro da região.