
Venezuela fornecerá terras ao MST em projeto de cooperação agrícola

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira (13) a entrega de 180 mil hectares de terras ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Brasil.
A medida integra o projeto Pátria Grande do Sul, que tem como objetivos impulsionar a produção de alimentos ecologicamente sustentáveis em larga escala e fortalecer a soberania alimentar da região.
"Vamos produzir um pouco de tudo: frutas, leite, cana-de-açúcar, inhame, frango, porco, carne bovina, seus derivados, legumes, milho, galinhas poedeiras, e estamos propondo um grande banco de sementes crioulas tradicionais como um grande projeto da Grande Pátria do Sul, e um viveiro de mudas para a regeneração do Sul", afirmou Maduro.

Roxana Fernández, militante do MST brasileiro, por sua vez, disse estar muito feliz e ressaltou que esse é um ato de reafirmação e compromisso do MST com o povo venezuelano.
"O MST reafirma o princípio da solidariedade e do internacionalismo quando fazemos esses atos nesse território; concretizando e mostrando a luta acumulada para fazer da terra nosso território e construir um projeto diferente de sociedade: o socialismo, no qual acreditamos", afirmou, citada pela agência Telesur.
''É assim que construiremos a revolução da pátria grande: faremos da América Latina uma pátria livre do agronegócio", acrescentou.