Notícias

Putin agradece Lula pelos esforços em prol da paz na Ucrânia

O presidente russo saudou os esforços pacificadores do Brasil e outros países, avaliando-os como uma "missão nobre".
Putin agradece Lula pelos esforços em prol da paz na UcrâniaKristina Kormilitsyna / Sputnik / Andressa Anholete / Stringer / Gettyimages.ru

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, saudou, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13), os esforços do presidente Lula para pôr um fim ao conflito russo-ucraniano.

O líder russo manifestou grande simpatia pelo empenho de alguns líderes mundiais que buscam o caminho da paz, destacando, entre outros, a diligência do Brasil nesse sentido.

"Todos nós temos nossos próprios problemas, que são muitos, mas vários líderes estrangeiros, como o presidente da República Popular da China e o primeiro-ministro da Índia, e os presidentes do Brasil e da África do Sul, estão lidando com essa questão e dedicando muito tempo a ela", observou Putin.

"Agradecemos muito a todos eles", afirmou o presidente russo, destacando que os esforços dos líderes mencionados visam cumprir uma "nobre missão" de evitar a perda de vidas.

"Posição intacta"

Desde o início do conflito russo-ucraniano em fevereiro de 2022, o Brasil tem mantido a posição de não fornecer armas e tropas à Ucrânia apesar dos apelos dos países europeus.

Junto com a China, o Brasil lançou uma iniciativa de paz para acabar com as hostilidades na Ucrânia.

No final de maio do ano passado, no contexto da visita de Celso Amorim, assessor especial do presidente Lula à Pequim, o Brasil e a China adotaram uma declaração conjunta traçando um plano para o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia, defendendo necessidade de negociações.

No fim de fevereiro deste ano, Lula mais uma fez destacou que sua posição permanece "intacta" e ressaltou que "não venderá arma para matar um russo ou para matar qualquer pessoa".