Notícias

Após dez anos, Tribunal Europeu de Direitos Humanos reconhece Ucrânia como culpada por massacre em Odessa

Kiev foi condenada a pagar uma indenização às vítimas dos tumultos ocorridos em 2014.
Após dez anos, Tribunal Europeu de Direitos Humanos reconhece Ucrânia como culpada por massacre em OdessaSputnik / Alexander Polishchuk

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos julgou a Ucrânia culpada por não ter feito nada para evitar a violência nos protestos de 2014 em Odessa, na Ucrânia.

"O Tribunal concluiu que as autoridades responsáveis não haviam instituído e conduzido uma investigação efetiva sobre os eventos ocorridos em Odessa em 2 de maio de 2014. Portanto, houve uma violação do aspecto processual do artigo 2 da Convenção", diz o documento.

A instituição ordenou também que Kiev pagasse uma indenização às vítimas dos tumultos.

Em 2 de maio de 2014, na cidade de Odessa, durante protestos contra o golpe de estado na Ucrânia e a política nacionalista das novas autoridades de Kiev, alguns manifestantes se refugiaram no prédio "Casa dos Sindicatos" para fugir da violência por conta dos confrontos nas ruas. Pelo menos 48 pessoas morreram queimadas vivas ou por inalação de fumaça após neonazistas ucranianos terem ateado fogo ao prédio, outras ainda foram baleadas ao tentarem fugir das chamas. Mais de 200 ficaram feridas.

QUER SABER MAIS SOBRE O EUROMAIDAN? CONFIRA NOSSO ARTIGO.