Notícias

França aprova resolução para confiscar ativos russos

A Assembleia Nacional Francesa exige o aumento da ajuda militar à Ucrânia.
França aprova resolução para confiscar ativos russosGettyimages.ru / Artur Widak/NurPhoto

A Assembleia Nacional da França aprovou uma resolução que determina o aumento da ajuda à Ucrânia e a apreensão de ativos russos congelados. O texto foi aprovado por 288 deputados, enquanto 54 votaram contra.

A resolução tem caráter simbólico, mas parlamentares europeus esperam que influencie a posição do governo francês, informou o jornal Le Figaro nesta quinta-feira (13).

O documento pede que União Europeia, OTAN e "outros países aliados" ampliem o apoio político, econômico e militar à Ucrânia. Os deputados também defendem a criação de uma defesa europeia independente.

No fim de fevereiro, o presidente Emmanuel Macron afirmou que confiscar os ativos russos era inviável, pois violaria o direito internacional. Ele determinou que o Ministério das Finanças analisasse as possíveis consequências dessa medida.

  • Após o início da operação militar na Ucrânia, a UE e os países do G7 congelaram quase metade das reservas de moeda estrangeira da Rússia, totalizando cerca de 300 bilhões de euros. Mais de 200 bilhões estão retidos na UE, principalmente em contas da Euroclear, uma das maiores plataformas de compensação financeira do mundo.