
Lula afirma que escolheu 'mulher bonita' em ministério para reforçar articulação política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (12) que nomeou uma "mulher bonita" para comandar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) com o objetivo de estreitar o diálogo entre o governo e o Legislativo . A declaração foi dada durante o lançamento do programa “Crédito do Trabalhador”, em Brasília.
A ministra Gleisi Hoffmann assumiu o posto na segunda-feira (10), substituindo Alexandre Padilha, que foi deslocado para o Ministério da Saúde. Durante o evento, Lula modificou a mudança ao lado da nova ministra, do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do líder do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

" Por isso eu colocoi essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais . É que eu não quero mais ter distância entre vocês", afirmou o presidente.
A nomeação de Hoffmann acontece em um momento de reestruturação na articulação política do governo. A ministra será responsável por conduzir as negociações com o Congresso e fortalecer a base governamental em votações estratégicas.
O evento em que a declaração foi feita marcou o lançamento do programa “Crédito do Trabalhador”, que entra em vigor no dia 21 de março. A medida permitirá que os trabalhadores do setor privado utilizem a Carteira de Trabalho Digital para acessar empréstimos com juros reduzidos, tendo o FGTS como garantia. O crédito será oferecido por mais de 80 instituições financeiras parceiras do INSS.