Notícias

Lula insiste na reforma do FMI em reunião com a diretora-geral da organização

Presidente recebeu nesta segunda-feira a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Lula insiste na reforma do FMI em reunião com a diretora-geral da organizaçãoPlanalto

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta segunda-feira a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, diante da qual insistiu na "necessidade" de uma profunda reforma dos organismos multilaterais.

Lula explicou em suas redes sociais que teve uma "boa conversa" com Georgieva sobre "o desenvolvimento com inclusão social e a retomada da redução da pobreza no mundo", duas das principais bandeiras do Brasil, que ocupa este ano a presidência do G20.

"Falamos da necessária reforma do FMI, para termos um Fundo Monetário Internacional mais representativo do mundo atual e capaz de ajudar os países que precisam recorrer ao FMI em melhores condições", escreveu Lula.

Por sua vez, a diretora-geral do FMI destacou que sua gestão à frente da organização "tem sido permeável e sensível às necessidades dos países em desenvolvimento", já que ela mesma vem de um país emergente, "o que lhe permitiria uma consciência adicional da importância de trazer ao centro das discussões as necessidades do mundo em desenvolvimento", segundo uma declaração do Planalto.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ex-presidente do Brasil e atual presidente do banco do Brics, Dilma Rousseff também participaram do encontro, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília.