Notícias

Israel diz que vai ocupar a Síria 'por tempo indeterminado'

As forças israelenses estabeleceram uma "zona de segurança" no sul da Síria, com postos avançados e controle sobre áreas estratégicas, incluindo uma zona tampão de 5 km.
Israel diz que vai ocupar a Síria 'por tempo indeterminado'Gettyimages.ru / Amir Levy

O ministro da Defesa, Israel Katz, declarou que as Forças de Defesa de Israel (IDF) estão prontas para permanecerem na Síria por "um período indeterminado de tempo", noticiou o The Times of Israel na terça-feira (11). 

"As forças israelenses estão preparadas para permanecerem na Síria por um período indeterminado de tempo. Manteremos a área de segurança em Hermon e garantiremos que toda a zona de segurança no sul da Síria seja desmilitarizada e livre de armas e ameaças", declarou o ministro a jornalistas em um antigo posto do exército sírio, agora controlado pelas IDF, no topo do Monte Hermon. 

Segundo Katz, a "zona de segurança" no sul da Síria é dividida em duas áreas estratégicas.

A primeira é uma zona tampão que se estende por cinco quilômetros a partir da fronteira com Israel, onde residem cerca de 40 mil sírios, muitos deles druzos, e onde as IDF instalaram nove postos avançados, consolidando sua presença e controle na área, escreve o jornal. 

A segunda zona é uma área que se estende até 15 quilômetros para dentro do território sírio, sendo o local onde as IDF realizaram dezenas de incursões a fim de evitar que armas do governo de Assad caíssem nas mãos de forças hostis a Israel.

Há também uma terceira zona no sul da Síria, descrita pelos oficiais de defesa como uma "área de influência" que fica a 80 quilômetros da fronteira israelense, chegando aos arredores de Damasco e à cidade de Suwayda, de maioria drusa.