A Comissão Europeia anunciou novas medidas comerciais em resposta às tarifas dos EUA sobre alumínio e aço, com tarifas sobre produtos industriais e agrícolas norte-americanos no valor de cerca de 26 bilhões de euros (US$ 28 bilhões).
Bruxelas está tentando pressionar os Estados Unidos e minimizar os danos adicionais à Europa. As tarifas retaliatórias visam principalmente os produtos provenientes dos estados controlados pelos republicanos, como têxteis, eletrodomésticos, plásticos e produtos agrícolas.
A medida será implementada em duas fases: a primeira, que entrará em vigor em 1º de abril, afetará os produtos que já tinham tarifas aplicadas durante o primeiro mandato de Donald Trump.
A segunda fase ainda está sendo definida, mas a lista de produtos que poderão ser afetados já foi tornada pública e possui 99 páginas. Nessa fase, as tarifas serão aplicadas a mercadorias no valor de aproximadamente 18 bilhões de euros (19,6 bilhões de dólares) e devem entrar em vigor em 13 de abril.
Os produtos propostos incluem: aves, carne bovina e suína, ovos, laticínios, soja, vinho e vinho espumante, cerveja, calças, camisas e outras roupas, bolsas, geladeiras, máquinas de lavar e cortadores de grama.
As autoridades europeias estão consultando consumidores, empresas e legisladores do bloco de 27 países para completar a lista.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.