
EUA acusam Israel de sabotar negociações com Hamas

Autoridades norte-americanas acusaram Israel de tentar atrapalhar as recentes negociações entre Washington e o Hamas no Qatar, informou recentemente a imprensa regional.
Segundo os relatos, o lado norte-americano não informou o governo israelense sobre a última rodada de negociações, citando os esforços de Israel de obstruir os contatos anteriormente.
As fontes informaram ainda que Israel se opõe a negociações separadas entre Washington e o Hamas, temendo não ser a parte principal em um possível acordo sobre Gaza.

Nesse contexto, o papel de Israel como um intermediário entre a organização árabe e os EUA estaria em cheque, após a paralisação de negociações referentes a trocas de reféns.
A decisão de negociar diretamente também está ligada ao receio sobre um plano israelense de realizar uma operação militar de larga-escala em Gaza, que pode ocorrer a qualquer momento.
Os representantes norte-americanos, preocupados com o risco que tal ação poderia representar para os reféns, realizaram esforços urgentes para garantir a liberação dos reféns de nacionalidade americana de forma separada. Essa abordagem foi rejeitada por oficiais israelenses, o que resultou em um contato entre os EUA e o Hamas.