Canadá contra-ataca e impõe duras tarifas contra os EUA

O Canadá anunciou, nesta quarta-feira, a imposição de tarifas retaliatórias recíprocas sobre os Estados Unidos no valor de 29,8 bilhões de dólares canadenses (aproximadamente 20,665 bilhões de dólares americanos). A medida é integrante do eixo ''dólar por dólar''.
A contramedida é uma resposta às tarifas de 25% impostas pelo governo Trump sobre todas as importações de aço e alumínio, que entram em vigor hoje.
Tais tarifas elevam as contramedidas retaliatórias do Canadá a um total de C$29,8 bilhões (US$20,665 bilhões) em produtos afetados.
Em uma declaração nesta quarta-feira, Mélanie Joly, ministra das Relações Exteriores do Canadá, afirmou que os EUA querem dividir o povo canadense. Se dirigindo diretamente ao povo americano, declarou:
🇺🇸💸 Porta-voz da Casa Branca bate boca com repórter sobre quem vai pagar as tarifas de #Trump: 💬 ''Você já pagou tarifas alguma vez? Quem é cobrado são os importadores, não as empresas estrangeiras'', argumentou o jornalista. pic.twitter.com/xvUSlmn1b7
— RT Brasil (@rtnoticias_br) March 12, 2025
''Não é o Canadá que está aumentando o preço das suas compras do mês, da sua gasolina, ou do seu setor de construção. Não é o Canadá que está ameaçando seus empregos, e não é o Canadá que está dando início a essa guerra [comercial]. As tarifas de Trump estão contra vocês, e não existe vencedores em uma guerra comercial''.
As tarifas anunciadas pelo governo canadense entrarão em vigor ao meio-dia de quinta-feira. As taxas de 25% atingirão produtos de aço no valor de 12,6 bilhões de dólares canadenses (8,74 bilhões de dólares americanos) e produtos de alumínio no valor de 3 bilhões de dólares canadenses (2,081 bilhões de dólares americanos).
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.