Notícias

Governo de Washington D.C. remove mural gigante do movimento negro nas proximidades da Casa Branca

A enorme inscrição foi pintada há quase cinco anos em uma rua localizada a poucos metros da Casa Branca para homenagear as vítimas da violência racial nos EUA.
Governo de Washington D.C. remove mural gigante do movimento negro nas proximidades da Casa BrancaAP / Jaqueline Martin

Na segunda-feira (10), as autoridades de Washington D.C. começaram, por pressão dos republicanos, a remover a famosa inscrição "Black Lives Matter" (Vidas negras importam) pintada em uma rua próxima à Casa Branca, informou o The New York Times.

A gigantesca inscrição foi pintada em 2020 e cobre duas quadras do asfalto da 16º Street Northwest na capital americana para homenagear as vítimas de violência racial nos EUA.

As autoridades do Distrito de Colúmbia decidiram remover as letras amarelas que identificam o movimento depois que o congressista republicano Andrew Clyde ameaçou retirar o financiamento federal da capital dos EUA, que é governada pela prefeita democrata Muriel Bowser.

Bowser havia ordenado a pintura do memorial em 2020, durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump, tendo como pano de fundo a morte de George Floyd durante uma abordagem policial desastrosa que gerou uma onda de protestos pelo país. No entanto, na semana passada, ela anunciou que removeria o mural, diante do risco de cortes orçamentários.

"O mural inspirou milhões de pessoas e ajudou nossa cidade a passar por um período doloroso, mas agora não podemos nos dar ao luxo de sermos distraídos por interferências absurdas do Congresso. Os impactos devastadores dos cortes de empregos federais devem ser nossa preocupação número um", afirmou.