
China apresenta máquina quântica um milhão de vezes mais rápida que a do Google

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC) apresentaram um novo protótipo de computador quântico supercondutor, o Zuchongzhi-3, que, segundo eles, pode abrir caminho para uma nova geração de processadores.
Os cientistas chineses afirmam que o computador quântico opera a uma velocidade um quatrilhão de vezes maior que a do supercomputador mais rápido disponível atualmente. Além disso, o processador teria desempenho um milhão de vezes superior ao do último experimento realizado pelo Google.

Duas nações disputam o avanço na tecnologia de computadores quânticos: as equipes de pesquisa da Sycamore, pertencente ao Google, e a Zuchongzhi, da China.
O processador Sycamore, desenvolvido pelo Google, alcançou um marco em 2019 ao completar uma tarefa de amostragem de circuitos aleatórios em 200 segundos, algo que levaria cerca de 10 mil anos para ser simulado no supercomputador mais veloz da época.
O estudo, publicado na Physical Review Letters e divulgado pelo jornal britânico The Independent, aponta que o Zuchongzhi-3 da USTC supera em seis ordens de grandeza os resultados mais recentes do Google, apresentados em outubro de 2024.