Notícias

Estudo revela sinais de água líquida e possível vida subterrânea em Marte

Estudo baseado em dados sísmicos da missão InSight da NASA sugere a presença de água líquida e reforça possibilidade de vida no planeta vermelho.
Estudo revela sinais de água líquida e possível vida subterrânea em MarteGettyimages.ru / NASA

Uma nova pesquisa baseada em dados da missão InSight da NASA sugeriu a presença de água líquida no subsolo de Marte, reforçando a possibilidade de que o planeta ainda possa abrigar vida.

O estudo utilizou informações sobre a atividade sísmica marciana, registrada pelo instrumento SEIS, para analisar a estrutura interna do planeta, conforme divulgado pelo jornal O Globo na última segunda-feira (10).

Os cientistas identificaram variações na velocidade das ondas sísmicas em profundidades de 10 km a 20 km, estabelecendo uma possível transição entre camadas de rocha seca e úmida.

Esses resultados foram comparados com experimentos laboratoriais, que testaram a propagação das ondas sísmicas em rochas com características semelhantes às do solo marciano.

De acordo com uma pesquisa conduzida por Ikuo Katayama, da Universidade de Hiroshima , e Yuya Akamatsu, do Instituto de Pesquisa de Geodinâmica Marinha do Japão, sugere que rachaduras subterrâneas podem estar cobertas com água líquida.

“Muitos estudos indicam que Marte teve água há bilhões de anos, mas nosso modelo sugere a presença de água líquida na Marte atual ”, afirmou Katayama.

A descoberta pode ter implicações importantes para futuras missões espaciais e para a busca por formas de vida no planeta vermelho.