Notícias

Maduro acusa Milei de transformar a Argentina em "uma colônia econômica"

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o mandatário argentino, Javier Milei, de impor medidas que podem destruir a economia da Argentina, transformnado-a em uma “colónia”.
Maduro acusa Milei de transformar a Argentina em "uma colônia econômica"Imprensa presidencial da Venezuela / Zurimar Campos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o seu homólogo argentino, Javier Milei, de autorizar medidas que podem destruir a economia do seu país e transformá-lo em uma "colônia".

"Olhem o desastre na Argentina. Notaram? Loucura! Um decreto ditatorial do presidente neonazista de extrema direita da Argentina elimina todos os direitos do povo, acabando com a soberania econômica da Argentina, transformando-a em uma colônia econômica, impondo-se ao povo", disse o presidente.

Além disso, Maduro afirmou que Milei vem dos setores mais extremistas da América do Norte, e chamou-o de "uma construção, uma elaboração do sionismo e do trumpismo para testar um projeto de colonização de um país tão importante e tão grande" como a Argentina.

Nas suas declarações, Maduro destacou que os Governos de direita não conseguiram desestabilizar o povo venezuelano.

"Na Venezuela dizemos à extrema direita, aos pitiyanquis, aos progringos, eles não conseguiram e nunca poderão com a Venezuela, povo ou nada, independência ou nada, pátria ou nada, comuna é o lema, é o caminho", concluiu o presidente.

O 'megadecreto' de Milei

O Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) 70/2023 ou 'megadecreto' de Milei, como descreveram alguns meios de comunicação locais, consiste em mais de 360 ​​artigos e inclui modificações e regulamentações nas áreas de trabalho, produção, saúde, bem como de reforma do Estado, principalmente em relação aos gastos públicos. O documento foi publicado no Diário Oficial.

Dentre as iniciativas do DNU estão as mudanças no sistema laboral, a simplificação de alguns procedimentos burocráticos e a revogação da lei do arrendamento, que Milei tinha prometido eliminar.