Notícias

Autoridades ucranianas decidem aumentar seus salários com base no setor privado

O projeto de lei propõe um ajuste significativo nos salários do serviço público, equiparando-os a uma faixa que vai de 70 a 90% da remuneração para cargos semelhantes no setor privado.
Autoridades ucranianas decidem aumentar seus salários com base no setor privadoGettyimages.ru / DmyTo

A Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) adotou uma lei que introduz novas diretrizes para a remuneração de funcionários públicos baseada em uma classificação de cargos, relatou o deputado Yaroslav Zheleznyak no seu canal Telegram.

A medida visa aumentar os salários para uma faixa de 70 a 90% do mesmo montante pago para cargos semelhantes no setor privado.

Segundo Zheleznyak, o projeto do governo № 8222 foi apoiado por 259 deputados. O deputado informou que, durante a votação em segunda leitura, foi aprovada uma emenda que permite o aumento dos salários do Serviço de Auditoria do Estado da Ucrânia.

A nota explicativa do projeto de lei observa que o tamanho dos salários em cargos do serviço público será revisado para cima por meio da redução de bônus de antiguidade e outros pagamentos de incentivo de caráter temporário.

"Dentro de cinco anos, espera-se que seja alcançado de 70 a 90% do valor dos salários em cargos de nível semelhante de complexidade e responsabilidade no setor privado. Propõe-se alcançar esse objetivo introduzindo uma classificação de cargos, alterando o valor do cálculo para determinar o salário mínimo de um funcionário público e fixando-o em um nível não inferior a um salário mínimo estabelecido por lei", explicam os autores da lei.