Notícias

Brasil salva Argentina de apagão com exportação de energia

Calor extremo fez consumo de eletricidade bater recorde, e Brasil forneceu 5% da demanda argentina no período.
Brasil salva Argentina de apagão com exportação de energiaGettyimages.ru / Holger Leue

O Brasil em fevereiro deste ano exportou cerca de 700 megawatts de energia elétrica para a Argentina, contribuindo para evitar um apagão generalizado no país, informou a Folha de S.Paulo na segunda-feira (10).

O volume representou um aumento de 121% em relação a fevereiro do ano passado e de 99% na comparação com janeiro deste ano. Foi a maior quantidade de energia exportada desde agosto do ano passado, reforçando a importância do Brasil no fornecimento de eletricidade para a Argentina.

O país vizinho registrou um recorde histórico de consumo de energia em fevereiro, impulsionado por ondas de calor cada vez mais intensas e frequentes.

Buenos Aires tem enfrentado condições climáticas extremas, incluindo chuvas torrenciais, enchentes e apagões, agravando a crise energética.

De acordo com o jornal, que citou técnicos do Ministério de Minas e Energia, a energia enviada pelo Brasil correspondeu a cerca de 5% do consumo total da Argentina, evidenciando o papel estratégico do país no suporte ao sistema elétrico argentino.