Notícias

Coreia do Sul e os Estados Unidos lançam exercícios 'Freedom Shield'

Os exercícios simularão vários cenários e incluirão treinamento para detectar e interceptar mísseis de cruzeiro norte-coreanos.
Coreia do Sul e os Estados Unidos lançam exercícios 'Freedom Shield'Gettyimages.ru / Joel Carillet

As forças armadas da Coreia do Sul e dos EUA iniciaram os exercícios militares Freedom Shield, que durarão até 14 de março, informa a agência de notícias Yonhap.

Os exercícios têm como objetivo "fortalecer a dissuasão contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte", indicou a agência. "O exercício anual Freedom Shield começou e durará 11 dias em meio a tensões crescentes devido à contínua demonstração de força por  Pyongyang, incluindo disparos de artilharia perto da fronteira marítima ocidental e uma série de lançamentos de mísseis", acrescentou.

As autoridades sul-coreanas e norte-americanas disseram que outro objetivo do Freedom Shield é melhorar sua postura de defesa conjunta e se concentrará em operações de múltiplos domínios em terra, mar e ar, bem como e, campo cibernético e os ativos espaciais.

De acordo com o coronel Lee Sung-jun, porta-voz do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, os exercícios simularão vários cenários e incluirão treinamento para detectar e interceptar mísseis de cruzeiro norte-coreanos. Os dois lados planejam realizar um total de 48 exercícios de campo neste mês, mais do que o dobro do número de exercícios realizados no mesmo período do ano passado.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, alertou em mais de uma ocasião que as ações provocativas de Washington e Seul poderiam levar ao início de um confronto armado a qualquer momento.