
Anac suspende operações da Voepass por falhas de segurança

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu nesta terça-feira as operações da Voepass.
"A suspensão valerá até que a empresa comprove a correção das não conformidades identificadas pela Anac e a garantia da segurança operacional", diz o comunicado da agência, acrescentando que os voos programados não serão mais realizados pela companhia.
A Anac explicou que, após o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024 em Vinhedo (SP), foi implantada uma operação assistida de fiscalização nas instalações da Voepass.
Servidores da agência realizaram inspeções nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições necessárias para garantir a segurança das operações.

A decisão da Anac foi tomada após a Voepass não ter conseguido resolver as irregularidades apontadas durante a supervisão da agência. Também foi detectada "a violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos".
Ainda foi informado que as companhias que venderam passagens têm a responsabilidade de contatar os passageiros, informando sobre a situação dos voos e oferecendo alternativas previstas pela regulamentação da Anac.
Caso um voo seja cancelado, o passageiro tem direito ao reembolso integral do valor pago ou à reacomodação em outro voo da mesma companhia aérea, quando disponível.
- A queda do avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo, resultou na morte de 62 pessoas (58 passageiros e 4 tripulantes) em 9 de agosto de 2024.