Embaixada brasileira na Rússia repudia caso de racismo contra Marcus Wendel

A nota expressa "irrestrito apoio" ao jogador do Zenit. O caso ocorreu no sábado, em jogo da 20º rodada do Campeonato Russo.

A embaixada do Brasil em Moscou "repudia e lamenta a atitude racista" ocorrida nesse sábado (8) contra o jogador brasileiro Marcus Wendel, na partida entre o Zenit de São Petersburgo e o Fakel, pela 20º partida do Campeonato Russo de futebol. 

"A Embaixada do Brasil em Moscou expressa irrestrito apoio e total solidariedade ao jogador Marcus Wendel", declarou o órgão em sua página do Instagram, da Meta*.

A sua equipe, o Zenit, já havia realizado uma nota de repúdio na mesma rede, contra a injúria sofrida pelo atleta. "Não ao racismo. Sem insultos raciais. Não a tudo que contrarie os valores globais do futebol e do esporte", declarou o clube.

Entenda o caso.

De acordo com a mídia local, Wendel foi expulso no segundo tempo da partida por fazer gestos ofensivos para a torcida adversária. Após a partida, o técnico do Zenit, Sergei Semak, denunciou que o jogador estava sofrendo ofensas racistas de torcedores nas arquibancadas.

*Classificada na Rússia como uma organização extremista, cujas redes sociais são proibidas em seu território.