
Caos aéreo na Alemanha: greve paralisa aeroportos e cancela milhares de voos

Na Alemanha, funcionários entraram em greve nesta segunda-feira (10) em 13 aeroportos do país, em um movimento organizado pelo sindicato "Ver.di", causando o cancelamento de milhares de voos.
Desde a meia-noite, trabalhadores do serviço público das operadoras aeroportuárias, dos serviços de assistência em terra e dos departamentos de segurança da aviação paralisaram suas atividades em meio a uma campanha salarial, segundo um porta-voz do sindicato citado pela imprensa local.

A paralisação deve durar 24 horas. Viajantes foram orientados a verificar a situação de seus voos com antecedência e a evitar deslocamentos aos aeroportos, se possível.
Segundo estimativas da Associação Alemã de Aeroportos (ADV), mais de 3.400 voos devem ser cancelados em todo o país, afetando cerca de 510 mil passageiros.
O aeroporto de Berlim já anunciou o cancelamento de todas as partidas e chegadas e recomendou que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para obter informações sobre reembolsos, remarcações ou rotas alternativas.
Os aeroportos de Frankfurt, Munique, Stuttgart, Hamburgo, Düsseldorf, Colônia, Dortmund, Hanover, Bremen e Leipzig/Halle também foram afetados.
A greve ocorre em meio a impasses nas negociações. O sindicato "Ver.di" reivindica um aumento de 8% para os trabalhadores da assistência em terra, melhores benefícios para funcionários que atuam em condições adversas e três dias extras de folga.
No setor de segurança da aviação, os funcionários exigem melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho, além de 30 dias de férias.
POR QUE A ECONOMIA DA ALEMANHA ESTÁ EM CRISE? AS CAUSAS VÃO ALÉM DO GÁS RUSSO. SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.