Notícias

Rússia convoca o embaixador alemão

O embaixador da Alemanha foi convocado para o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta segunda-feira, em meio ao escândalo sobre o vazamento de uma gravação de uma conversa entre oficiais das forças aéreas alemãs, discutindo um possível ataque à ponte da Crimeia.
Rússia convoca o embaixador alemãoX @Lambsdorff

O embaixador alemão na Rússia, Alexander Graf Lambsdorff, foi convocado para comparecer ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta segunda-feira.

A convocação do embaixador ocorre em meio ao escândalo do vazamento de uma gravação publicada na última sexta-feira pela chefe do grupo RT, Margarita Simonian.

A gravação contém uma conversa entre quatro altos oficiais da Força Aérea alemã (Luwtwaffe), na qual discutem o possível bombardeio da "ponte do leste" com mísseis de cruzeiro alemães Taurus, abordam a possibilidade de fornecê-los a Kiev e admitem que seus colegas britânicos e franceses "há muito tempo estão diretamente envolvidos no conflito" ucraniano.

O Ministério da Defesa alemão confirmou no último sábado a autenticidade do áudio da conversa. O Der Spiegel ressalta que a comunicação virtual não ocorreu por meio de uma linha segura, mas pela plataforma digital WebEx, "que era relativamente fácil de interceptar".

Reagindo à notícia, o chanceler russo, Sergey Lavrov, afirmou em uma coletiva de imprensa no último sábado que o "campo de guerra" da União Europeia continua "muito forte".

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, enfatizou que a reação demonstra a falta de responsabilidade das autoridades da Alemanha em relação à sua sociedade.