
EUA instam Polônia a manifestar agradecimento

A Polônia deveria ser grata aos Estados Unidos por fornecer o Starlink à Ucrânia, afirmou o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, neste domingo.
"Agradeçam porque, sem a Starlink, a Ucrânia teria perdido essa guerra há muito tempo e os russos estariam na fronteira com a Polônia neste momento", Rubio escreveu em resposta ao ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, acrescentando que ninguém ameaçou desconectar a Ucrânia da Starlink.

Anteriormente, o chefe da diplomacia polonesa ameaçou que seu país consideraria a substituição do Starlink após as declarações de Elon Musk de que a linha de frente ucraniana entraria em colapso se a tecnologia fosse desconectada.
"Meu sistema Starlink é a espinha dorsal do exército ucraniano. Toda a sua linha de frente entraria em colapso se eu o desligasse", escreveu Musk. "Deixando de lado a ética de ameaçar a vítima de agressão, se a SpaceX provar ser um fornecedor não confiável, seremos forçados a procurar outros fornecedores", disse Sikorski em resposta.
Em fevereiro, a Reuters informou, citando fontes familiarizadas com o assunto, que os EUA poderiam interromper o uso do Starlink pela Ucrânia se Kiev não permitisse o acesso dos EUA às suas reservas minerais críticas, visadas pelo presidente Donald Trump. No entanto, Musk negou essa informação e atacou a agência.
