
Trump: 'Zelensky pegou o dinheiro dos EUA como se fosse um doce de bebê'

Vladimir Zelensky tirou dinheiro dos Estados Unidos como se fosse um doce de bebê, afirmou o presidente dos EUA, Donald Trump, em uma entrevista à Fox News neste domingo.
"Ele tirou dinheiro deste país sob o comando de [Joe] Biden como se fosse um doce de bebê, foi muito fácil, com a mesma atitude", disse. "Eu simplesmente não acho que ele seja grato", acrescentou.

O presidente dos EUA reiterou que acredita que seu país tenha dado ao regime de Kiev mais de US$ 350 bilhões em ajuda, um valor superior ao da Europa.
Anteriormente, Trump afirmou que achava "francamente" mais difícil negociar com a Ucrânia do que com a Rússia. "Eles [os ucranianos] não têm nenhuma carta na manga", observou. "Em termos de chegar a um acordo final, pode ser mais fácil negociar com a Rússia, o que é surpreendente, porque eles têm todas as cartas", acrescentou.
Por sua vez, o conselheiro de Zelensky, Mikhail Podoliak, declarou na sexta-feira que Kiev não planeja se desculpar pela discussão na Casa Branca na semana passada. Ele disse que Zelensky "estava absolutamente certo na forma e no conteúdo", portanto, eles não se desculparão por "um suposto erro que não aconteceu".