Notícias

UE está 'se isolando', afirma a Hungria

O ministro das Relações Exteriores húngaro acusou as autoridades da UE de tentar bloquear as negociações de paz para pôr fim ao conflito ucraniano.
UE está 'se isolando', afirma a HungriaGettyimages.ru / Omar Havana

A União Europeia está se isolando com seu desejo de continuar o conflito ucraniano ao obstruir as negociações de paz, afirmou o Ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto.

Em uma declaração publicada nas redes sociais, o político atacou as autoridades polonesas, afirmando que elas "atropelam o estado de direito na Polônia" e, em seguida, "dão lições sobre o que é do interesse da Europa" para outros membros da UE. "Eles acham que é a continuação da guerra, nós achamos que é a paz. Eles acham que é matar e destruir, nós achamos que é fazer a paz", disse Szijjarto sobre a diferença de percepções dos interesses europeus entre a Polônia e a Hungria.

Nesse contexto, acusou o governo polonês e outros países da UE de tentar bloquear as negociações de paz para pôr fim ao conflito ucraniano. "É essa atitude de Bruxelas que está isolando a União Europeia. A grande maioria do mundo, liderada pelos Estados Unidos e incluindo a Hungria, quer a paz, e os outros 26 estados membros da UE, incluindo a Polônia, votaram na quinta-feira para continuar a guerra", ressaltou.

Os comentários de Szijjarto vêm na esteira de um discurso do primeiro-ministro polonês Donald Tusk, que pediu o rearmamento da Europa e indicou a necessidade de vencer a "corrida armamentista" com a Rússia. "A Polônia deve buscar as capacidades mais avançadas, incluindo armas nucleares e armas não convencionais modernas", declarou Tusk.

Enquanto isso, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, alertou que seria irresponsável para a UE continuar financiando os esforços de guerra da Ucrânia, já que não há mais fundos, em um contexto em que a assistência dos EUA não é mais garantida. O líder húngaro vetou uma declaração da UE em apoio a Kiev em uma cúpula de emergência do bloco na sexta-feira.