Notícias

Primeiro-ministro palestino diz que a Faixa de Gaza precisa de um "Plano Marshall"

Também pediu aos Estados Unidos que restabelecessem o financiamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo.
Primeiro-ministro palestino diz que a Faixa de Gaza precisa de um "Plano Marshall"Gettyimages.ru / picture alliance / Colaborador

A Faixa de Gaza precisa de um "Plano Marshall", disse o primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, que se reuniu com uma delegação de membros do Congresso dos EUA na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, no domingo, informa a agência de notícias palestina WAFA.

"A Faixa de Gaza está enfrentando uma catástrofe humanitária sem precedentes devido à agressão israelense e precisa de um 'Plano Marshall' que inclua ajuda, reconstrução e recuperação econômica assim que a agressão [israelense] cessar", disse Shtayyeh aos senadores.

Ele reiterou seu apelo para que os EUA apoiem um cessar-fogo imediato, facilitem a abertura de passagens para a ajuda humanitária na Faixa de Gaza e forneçam serviços básicos para responder à crise humanitária.

Shtayyeh pediu a Washington que não usasse seu veto à solicitação da Palestina de se tornar membro pleno da ONU e solicitou o reconhecimento da Palestina como um Estado. Ele também pediu que os EUA restabelecessem o financiamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).

Atualmente, 16 países suspenderam o financiamento da UNRWA após acusações israelenses de que pelo menos 12 de seus funcionários estavam envolvidos no ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. Além disso, Washington já vetou três vezes uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia um cessar-fogo humanitário imediato na Faixa de Gaza.

  • O Plano Marshall foi o programa dos EUA para ajudar a reconstruir a Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.
  • De acordo com um estudo do Banco Mundial publicado em fevereiro, baseado em imagens de satélite, cerca de 62% dos edifícios residenciais na Faixa de Gaza foram destruídos desde o início da guerra.