
Trump cria a reserva estratégica de bitcoin dos EUA: o que você precisa saber?

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou na quinta-feira uma ordem executiva para criar a primeira reserva estratégica de bitcoin do país , em uma tentativa de transformar a nação norte-americana na "cripto-capital do mundo".
Trata-se de um "Fort Knox" digital (nome dado em homenagem à base militar onde os EUA mantêm a maior parte de suas reservas de ouro) para a criptomoeda, muitas vezes chamada de "ouro digital", explicou o "czar" da criptomoeda da Casa Branca, David Sacks, em sua conta no X. Em outras palavras, Washington não venderá nenhum bitcoin depositado lá: ele será mantido como uma "reserva de valor".
JUST NOW! President Trump signs an Executive Order establishing the Strategic Bitcoin Reserve and U.S. Digital Asset Stockpile 🇺🇸 pic.twitter.com/N9p2sQknVS
— Margo Martin (@MargoMartin47) March 7, 2025
O assessor especial da presidência também forneceu outros detalhes sobre a iniciativa:
- Ela exige "uma contabilidade completa dos ativos digitais detidos" pelas autoridades federais. " O governo dos EUA detém cerca de 200.000 bitcoins. No entanto, nunca foi realizada uma auditoria completa", disse ele.
- A reserva será capitalizada com bitcoins pertencentes ao governo federal dos EUA que foram apreendidos como parte de processos criminais ou civis de confisco de ativos, o que significa que "não custará um centavo aos contribuintes".
- O governo terá uma estratégia para "maximizar o valor de suas participações". Sacks observou que "as vendas prematuras de bitcoin já custaram aos contribuintes dos EUA mais de US$ 17 bilhões em valor perdido".
- Por sua vez, os secretários do Tesouro e do Comércio, Scott Bessent e Howard Lutnick, respectivamente, estão autorizados a desenvolver estratégias orçamentárias neutras para adquirir essa moeda digital adicional, "desde que tais estratégias não imponham custos adicionais aos contribuintes" nos EUA.
Outras moedas digitais
Separadamente, a ordem executiva estabelece um repositório de ativos digitais dos EUA, que consiste em "ativos digitais que não sejam bitcoin apreendidos em processos criminais ou civis". O governo não adquirirá ativos adicionais para esse pool "além daqueles obtidos por meio de processos de confisco".

Anteriormente, Trump anunciou quais ativos digitais, além do bitcoin, ele planeja incluir na reserva. Ele mencionou ethereum, XRP, solana e cardano, aumentando o valor de mercado de cada um deles.
Por que isso é tão importante?
O estabelecimento de uma reserva de bitcoin foi uma das várias promessas relacionadas a criptomoedas que Trump fez durante sua campanha eleitoral no ano passado.
O Bitcoin é a moeda digital mais antiga e mais popular. Criada em resposta à crise financeira de 2008 por um indivíduo ou indivíduos anônimos, passou de um experimento de entusiastas libertários da criptomoeda para um ativo com capitalização de mercado de US$ 1,7 trilhão, informa a AP. Embora não tenha decolado como uma forma de pagar por coisas cotidianas, a criptomoeda se tornou popular como uma reserva de valor não controlada por bancos, governos ou outras entidades.
A oferta de bitcoin é limitada a 21 milhões de moedas, uma escassez intrínseca que seus defensores dizem ser uma grande proteção contra a inflação. Seus detratores há muito tempo afirmam que ela não tem valor inerente, mas até agora ela tem desafiado os críticos com aumentos de preços notáveis. Alguns defensores da reserva estratégica de bitcoin afirmam que ela poderia um dia ajudar a pagar a dívida nacional dos EUA.