Trudeau chora em meio à guerra comercial com os EUA

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, fez um discurso choroso na quinta-feira. Ele falou de Ottawa no que seria um de seus últimos discursos no cargo antes que um novo líder do Partido Liberal seja eleito no próximo domingo, conforme programado.
De acordo com a mídia local, Trudeau, que anunciou sua renúncia em janeiro, se emocionou ao refletir sobre os altos e baixos ao longo de seus 10 anos de mandato. "Eu me certifiquei de que todos os dias neste escritório os canadenses estivessem em primeiro lugar, que cuidássemos das pessoas, e é por isso que estou aqui, para dizer a todos que estamos protegendo vocês. Mesmo nos últimos dias deste governo, não decepcionaremos os canadenses", disse, visivelmente emocionado.
WATCH: Canadian PM Justin Trudeau started crying during today’s press conference, saying, “On a personal level, I’ve made sure that every single day in this office, I’ve put Canadians first,” and that he “has people’s backs.” pic.twitter.com/V7ZLUa00Fb
— The Canadian Independent (@canindependent) March 6, 2025
Seus comentários foram feitos em meio a uma tensão sem precedentes nas relações comerciais de seu país com os EUA.
- Na terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, implementou uma política rígida de tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e do México.
- Por sua vez, Ottawa anunciou tarifas retaliatórias sobre os produtos americanos no mesmo dia.
- Na quinta-feira, soube-se que Trump suspendeu as tarifas sobre produtos cobertos pelo T-MEC, o acordo de livre comércio entre os três países.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.