Notícias

Trump suspende tarifas para o Canadá

Mais cedo, o presidente dos EUA comunicou a isenção temporária para o México.
Trump suspende tarifas para o CanadáAP / Andrew Harnik

O presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu novamente a imposição de tarifas de 25% a produtos provenientes do Canadá, nos mesmos termos anunciados para o México.

De acordo com o informado esta quinta-feira pela imprensa local, a medida foi prorrogada para o dia 2 de abril.

Mais cedo, Trump notificou que o México "não será obrigado" a pagar tarifas sobre nenhum produto que esteja sob o tratado T-MEC, que os dois países assinam junto ao Canadá.

Em sua mensagem, Trump deixou claro que "este acordo vai até 2 de abril", e mencionou que realizou a medida "por respeito à presidente" mexicana, Claudia Sheinbaum, a qual agradeceu pelo trabalho que está sendo realizado na fronteira com os EUA.

Quase metade dos produtos provenientes do México que entram nos EUA se qualificaria para a isenção, enquanto cerca de 38% dos produtos provenientes do Canadá correspondem aos termos, segundo uma autoridade sênior do governo dos EUA, citada pela NBC News.

Contudo, uma fonte governamental consultada pela agência apontou que o Canadá não irá reagir à última medida de Trump até que seus funcionários tenham analisado a ordem executiva.

Em fevereiro, Sheinbaum e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, conversaram com Trump e conseguiram uma pausa, também por um mês, das tarifas anunciadas.