Notícias

Zelensky: A situação na fronteira com a Polônia foi além da "economia" e da "moralidade"

De acordo com um representante do Serviço Estatal de Guarda de Fronteiras da Ucrânia, seis passagens de fronteira permanecem bloqueadas e os caminhões não podem cruzar o território polonês.
Zelensky: A situação na fronteira com a Polônia foi além da "economia" e da "moralidade"Legion-media.ru / Ukrinform / Abaca / Sipa USA

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, disse no domingo que a situação na fronteira com a Polônia, que continua bloqueada por fazendeiros do lado polonês, foi além da "economia e da moralidade".

"É simplesmente impossível explicar como as dificuldades de um país sangrando podem ser usadas em brigas políticas internas", disse o mandatário ucraniano em uma mensagem de vídeo publicada em sua conta do Telegram. "Devemos encontrar uma solução para a situação na fronteira polonesa, que há muito tempo ultrapassou os limites da economia e da moralidade", acrescentou.

Mais cedo, o representante do Serviço Estatal de Guarda de Fronteiras da Ucrânia, Andrei Demchenko, informou que todas as seis passagens de fronteira ao longo da fronteira polonesa-ucraniana permanecem bloqueadas, onde um total de 2.400 veículos de carga estão na fila para atravessar a fronteira.

Os fazendeiros poloneses têm bloqueado a fronteira desde novembro, protestando contra uma regra da UE que permite que os fazendeiros ucranianos vendam seus grãos no território da UE sem pagar tarifas ou cumprir as rígidas regulamentações de Bruxelas. No início desta semana, o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, disse que seu país estava mantendo conversações com o lado ucraniano sobre o fechamento total da fronteira para o comércio de mercadorias.