Notícias

Scholz: a Alemanha está investigando um vazamento militar "muito sério"

Na sexta-feira, uma gravação de uma conversa entre militares alemães de alto escalão sobre a assistência do país a Kiev foi publicada na Rússia.
Scholz: a Alemanha está investigando um vazamento militar "muito sério"Gettyimages.ru / Hannibal Hanschke / Pool

O vazamento de uma comunicação entre oficiais militares alemães de alto escalão é "um assunto muito sério" e deve ser investigado de forma rápida e completa, reconheceu o chanceler do país, Olaf Scholz.

Questionado pela DPA no sábado, durante sua visita ao Vaticano, sobre os possíveis danos à política externa alemã causados pela publicação do áudio pela Rússia, Scholz respondeu: "É por isso que agora está sendo investigado de forma muito completa, intensa e rápida. Isso também é necessário.

Margarita Simonian, da RT, publicou na sexta-feira o áudio de uma conversa entre membros do alto escalão das Forças Armadas alemãs (Bundeswehr), na qual eles supostamente discutem como bombardearão a ponte da Crimeia, discutem o fornecimento de mísseis Taurus para Kiev e mencionam que seus colegas americanos e britânicos "há muito tempo estão diretamente envolvidos no conflito" ucraniano.

O Ministério da Defesa da Alemanha confirmou a autenticidade da gravação de áudio recentemente divulgada de uma conversa entre seus militares de alto cargo, na qual eles supostamente discutem um ataque à ponte da Crimeia e o fornecimento de mísseis Taurus para a Ucrânia.

"De acordo com nossa avaliação, uma conversa foi interceptada na força aérea", disse um porta-voz da pasta à ARD, observando que, no momento, eles não podem dizer "com certeza" se "foram feitas alterações na versão gravada ou transcrita que circula nas mídias sociais".

A mídia alemã também está mencionando as avaliações iniciais, confirmando a autenticidade da gravação e descartando em grande parte uma falsificação baseada em inteligência artificial.