Putin nomeia novo embaixador da Rússia nos EUA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, nomeou Alexander Darchiev como novo embaixador do país em Washington. O decreto com a decisão foi publicado nesta quinta-feira (6).
"Nomear Darchiev Alexander Nikitich como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa nos Estados Unidos da América e Observador Permanente da Federação Russa junto à Organização dos Estados Americanos [OEA] em Washington, Estados Unidos da América, em acumulação de funções", diz o decreto.
Darchiev ocupava o cargo de diretor do Departamento do Atlântico Norte no Ministério das Relações Exteriores da Rússia antes de assumir a embaixada nos Estados Unidos. Diplomata desde 1992, ele já trabalhou como conselheiro na embaixada russa em Washington por cinco anos e, entre 2014 e 2021, foi embaixador no Canadá.
A indicação de Darchiev encerra um período prolongado sem um chefe à frente da missão diplomática russa nos EUA. Seu antecessor, Anatoly Antonov, voltou a Moscou em outubro do ano passado e deixou oficialmente o cargo, conforme decreto assinado no dia 10 daquele mês.
O governo dos Estados Unidos aprovou a nomeação do novo embaixador russo em 27 de fevereiro, durante uma rodada de consultas com representantes de Moscou em Istambul, na Turquia.
As negociações tinham o objetivo de restabelecer o funcionamento normal das representações diplomáticas dos dois países.