
Brasileiro foragido da Justiça é preso nos Estados Unidos e pena pode chegar a 26 anos

Um brasileiro, foragido desde 2021, foi capturado na última terça-feira (4) na Flórida, Estados Unidos. A prisão ocorreu por meio de uma ação da agência americana Homeland Security Investigations (HSI), em colaboração com a Polícia Federal, após estreita cooperação entre as autoridades. A informação foi divulgada pela imprensa brasileira.
O homem, que ainda não teve a identidade divulgada, é acusado de integrar um esquema investigado na Operação Kryptos. O esquema funcionava como uma pirâmide financeira, com falsas promessas de lucros por meio de criptomoedas e foi responsável por movimentar mais de R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021.

O acusado fugiu do Brasil utilizando um passaporte falso e passou a atuar nos Estados Unidos, onde intermediou aquisições patrimoniais, constituiu empresas e movimentou contas bancárias. Ele também comprou criptoativos e forneceu documentos migratórios.
Em agosto de 2022, foi emitida uma Difusão Vermelha pela Interpol, tornando-o foragido internacional. Sua prisão foi possível devido ao intercâmbio de informações entre a Polícia Federal e o HSI.
O preso permanecerá sob custódia nos Estados Unidos enquanto são avaliadas as providências para sua deportação ou extradição para o Brasil. Se extraditado, ele pode ser condenado a até 26 anos de prisão pelos crimes cometidos.
