
'Trump está mentindo': Panamá responde aos EUA

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, fez, nesta quarta-feira (5), uma dura acusação contra seu homólogo norte-americano, Donald Trump, declarando que ele "mente" ao falar sobre uma suposta retomada do Canal do Panamá.
Um dia após Trump ter garantido que pretende retomar o controle do canal, o líder caribenho negou mais uma vez que seu governo esteja negociando com os EUA a administração dessa importante hidrovia.

"Mais uma vez, o presidente Trump está mentindo. O Canal do Panamá não será retomado pelos EUA e muito menos se trata de uma pauta que, em nossas conversas com o secretário Rubio ou qualquer outra pessoa, foi sequer discutida", escreveu Mulino na rede social X.
Na terça-feira, Trump afirmou que os EUA estão "retomando o canal" visando "reforçar ainda mais a segurança nacional" norte-americana.
Na publicação, Mulino rejeitou em nome de seu país e do povo panamenho as declarações do presidente dos EUA, descrevendo-as como uma "nova afronta à verdade” e à dignidade" de sua nação.
"O Canal é panamenho e continuará sendo panamenho", enfatizou.
Se você quer saber por que o Canal do Panamá é tão importante, leia este artigo
