
Crianças no front? Ucrânia quer alistar adolescentes de 14 anos em meio à escassez de soldados

Os deputados da Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) preparam um projeto de lei que permitirá o registro de adolescentes para o serviço militar a partir dos 14 anos, informou a agência RIA Novosti nesta quarta-feira (5), citando o deputado Maksym Savrasov.
Segundo Savrasov, as autoridades do país precisarão adotar a "medida impopular" de reformular o sistema de alistamento militar, incluindo a participação de instituições educacionais. Ele afirmou que essa mudança é essencial para resolver a escassez de reservistas e a falta de treinamento das Forças Armadas da Ucrânia.

"Planejamos reformular a coleta de dados sobre os jovens ucranianos para que possam ser alistados no serviço militar a partir dos 14 anos. Para isso, queremos propor mudanças na legislação que permitam a participação de instituições educacionais, como escolas secundárias, escolas técnicas e faculdades, nesse processo", declarou o deputado.
Savrasov informou ainda que o projeto de lei está em fase de desenvolvimento e já está mais de 70% concluído.
Sobre os adolescentes que não atendem aos requisitos físicos para o serviço militar, ele sugeriu que sejam treinados para atividades como motoristas mecânicos, enquanto as meninas poderiam atuar em centros analíticos.