
China suspende importações de troncos norte-americanos em meio a guerra tarifária

A China suspendeu na terça-feira (4) as importações de troncos de madeira dos Estados Unidos em meio à guerra comercial, informou o jornal Global Times.
Segundo a alfândega chinesa, a medida foi adotada para evitar a entrada de organismos nocivos e proteger a produção agrícola e florestal do país, além da segurança ecológica. A decisão foi tomada após a detecção de pragas como besouros e vermes em troncos importados dos EUA.

O governo chinês também suspendeu as licenças de importação de soja de três empresas americanas, alegando a presença do fungo ergot e de um agente de revestimento de sementes na carga vinda dos Estados Unidos. Quase metade das exportações de soja americana tem a China como destino.
Guerra tarifária
A suspensão ocorre em meio à escalada da guerra tarifária entre Washington e Pequim. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na terça-feira (4) que aumentará as tarifas sobre produtos chineses de 10% para 20%. Em resposta, o governo chinês anunciou novas tarifas sobre diversos itens americanos.
As autoridades de Pequim decidiram impor uma taxa de 15% sobre frango, trigo, milho e algodão, além de 10% sobre soja, carne suína, carne bovina, peixe, frutas, vegetais e laticínios. As novas tarifas passam a valer em 10 de março.
Para saber mais sobre as guerras comerciais da era Trump, confira nosso artigo.
