Notícias

Deputados europeus propõem privar a Hungria do direito de voto na UE, informa mídia

Budapeste é um dos maiores opositores do envio de ajuda militar à Ucrânia.
Deputados europeus propõem privar a Hungria do direito de voto na UE, informa mídiaGettyimages.ru

Os deputados federalistas do partido pan-europeu Volt querem privar a Hungria de seus direitos de voto na União Europeia, informou o Politico nesta quarta-feira, referindo-se a um plano do grupo político ao qual ele tem acesso.

O plano de ação de nove pontos seria enviado aos líderes dos países europeus hoje, às vésperas de uma cúpula de emergência dos líderes do bloco da UE na quinta-feira, informou o jornal.

O plano também prevê que a Alta Representante da UE para Assuntos Externos e Política de Segurança, Kaja Kallas - que tem uma postura abertamente antirrussa - se torne a ministra das Relações Exteriores do bloco. Além disso, o plano prevê a criação de um exército europeu comum e a ampliação das competências de defesa da UE.

Defendendo a paz na Ucrânia

O governo do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, juntamente com a Eslováquia, vem defendendo há meses uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia, o que contraria a política geralmente beligerante do bloco europeu.

Nesse sentido, Budapeste apoiou a recente decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de suspender a ajuda militar à Ucrânia e se opôs ao desenvolvimento de um novo pacote de ajuda militar de 20 bilhões de euros (cerca de US$ 21 bilhões) para Kiev, proposto por Kallas.