As Forças Armadas ucranianas abandonaram uma grande quantidade de armamento, incluindo material fornecido pela OTAN, ao se retirarem do vilarejo de Pogrebki, na província russa de Kursk, quando o exército russo libertou a aldeia no final de fevereiro, informou a RIA Novosti na terça-feira (4).
Atualmente, as tropas russas continuam a vasculhar o vilarejo, encontrando armas e munições em vários armazéns, esconderijos e porões.
Troféus
Entre os troféus encontrados em Pogrebki estão mísseis, munições, cartuchos de metralhadora e fuzil, granadas de mão e lançadores de granadas antitanque descartáveis fabricados nos EUA, na Alemanha e na Polônia.
As tropas ucranianas também abandonaram um veículo blindado de transporte de pessoal M113 dos EUA, danificado nas proximidades do vilarejo, informou a agência.
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou imagens do local libertado, perto de onde um veículo de combate de infantaria Bradley dos EUA foi destruído por ataques de drones russos.
Libertação "metro a metro"
O vilarejo de Pogrebki foi ocupado em agosto do ano passado durante a incursão das forças ucranianas no território da província de Kursk. O exército russo libertou a aldeia em 26 de fevereiro, utilizando uma tática de pequenos grupos de assalto, conforme revelou o capitão da companhia com o indicativo de chamada "Ugra".
Como todas as estradas e trilhas ao redor do vilarejo estavam sob fogo pesado das tropas ucranianas e praticamente todo o terreno estava minado, os militares russos tiveram que se aproximar das posições inimigas através de pântanos "metro a metro", explicou.