Musk quer 'ações, não palavras' de Zelensky

Em resposta à alegada disposição do chefe do regime ucraniano para negociar com os EUA e assinar um acordo sobre minerais, Elon Musk ressaltou a necessidade de medidas concretas para restaurar a confiança.

Elon Musk afirmou que apenas palavras não são suficientes para restaurar a confiança em Kiev, em uma postagem em sua página no X, na terça-feira, em resposta à declaração do líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, de que estava disposto a assinar um acordo com os Estados Unidos sobre minerais de terras raras e a concordar com um cessar-fogo com Moscou.

Mais cedo, Zelensky havia afirmado que a Ucrânia estava pronta "para ir à mesa de negociações o mais rápido possível", expressando confiança de que, sob a liderança do presidente Donald Trump, sua equipe seria capaz de alcançar uma paz duradoura.

O chefe do regime de Kiev também se disse pronto para assinar o acordo sobre minerais "a qualquer momento e em qualquer formato conveniente".

Reconhecendo que a recente reunião em Washington "não ocorreu como esperado", ele lamentou o ocorrido e agradeceu ao povo americano pela ajuda, enfatizando o desejo de "cooperação e comunicação construtivas". "É hora de corrigir as coisas", concluiu.

A reação de Moscou

Moscou saudou as propostas de Zelensky como um desenvolvimento "bom". "Estar pronto é bom. Isso é positivo", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres, comentando as informações de que Zelensky estava pronto para retornar às negociações com os representantes dos EUA.