Notícias

Trump poderá suavizar tarifas sobre México e Canadá ainda nesta quarta-feira, insinua secretário

Howard Lutnick, secretário de Comércio dos EUA, indicou que "não vai ser uma pausa", mas que é provável que as tarifas fiquem "no meio do caminho" entre as tarifas máximas e as atuais.
Trump poderá suavizar tarifas sobre México e Canadá ainda nesta quarta-feira, insinua secretárioGettyimages.ru / Win McNamee

O governo de Donald Trump poderá anunciar um caminho para a redução de tarifas para produtos mexicanos e canadenses cobertos pelo Acordo de Livre Comércio da América do Norte já na quarta-feira, afirmou o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick.

"Tanto os mexicanos quanto os canadenses têm estado no telefone comigo o dia todo para demonstrar-me que irão fazer as coisas de uma melhor forma, e o presidente [Donald Trump] está escutando porque, você sabe, ele é muito, muito justo e razoável", declarou o alto funcionário em uma entrevista à Fox Business. "Portanto, acredito que vá chegar a um acordo com eles; não será uma pausa, nada disso, mas acho que ele dirá: 'Vocês façam mais e eu me reunirei com vocês de alguma forma, e provavelmente anunciaremos isso amanhã'", acrescentou.

Lutnick também indicou que as tarifas provavelmente ficariam "em algum lugar entre" as tarifas máximas e as atuais, e que o presidente dos EUA "caminharia junto aos Canadenses e Mexicanos, porém não até o fim". Ao fazer isso, ele descartou a ideia de reverter completamente as tarifas, apontando, em vez disso, para o pacto comercial entre os EUA, o México e o Canadá negociado durante o primeiro mandato de Trump. "Se você vive de acordo com essas regras, então o presidente está pensando em aliviá-lo", enfatizou Lutnick. "Se você não segue essas regras, bem, então terá que pagar a tarifa", concluiu.