
Ucrânia está pronta para assinar acordo sobre minerais com EUA

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmygal, confirmou que o país está pronto para assinar um acordo com os Estados Unidos sobre o acesso a minerais raros, informou a mídia ucraniana nesta terça-feira (4).
"Há também um sinal claro de nossa parte, e vou repetir: estamos prontos para assinar o primeiro acordo sobre a criação de um fundo de investimento conjunto", declarou Shmygal.

Ele afirmou que o acordo já foi aprovado pelo governo ucraniano e que o país está pronto para iniciar a cooperação a qualquer momento.
"O governo ucraniano concordou com isso, e essa é a nossa posição comum – o presidente da Ucrânia, o governo e o Parlamento. Esse acordo deve ser assinado com os EUA", disse.
Segundo o primeiro-ministro, agora a Ucrânia aguarda uma resposta dos Estados Unidos. Ele acrescentou que o país é grato pelo apoio norte-americano e que está pronto para avançar nas negociações.
Shmygal destacou ainda que, até o momento, Ucrânia e Estados Unidos não iniciaram o desenvolvimento concreto do acordo para a criação do fundo de investimento mineral conjunto, explicando que por enquanto só existe uma estrutura política sobre como o fundo deve ser estabelecido.
