
Brasil construirá seu primeiro túnel submerso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a licitação para a construção do primeiro túnel subaquático do Brasil, que ligará as cidades de Santos e Guarujá, em São Paulo. O comunicado foi divulgado pelo governo na quinta-feira (27/02).

A obra será feita por meio de uma parceria público-privada e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
"Agora, vamos fazer juntos uma obra que, depois de 100 anos, está saindo do papel. Essa obra vai trazer dignidade às comunidades, vai ajudar a mobilidade urbana, vai gerar empregos e renda e fortalecer o Porto de Santos, o maior porto público da América Latina. Em agosto, estaremos juntos batendo o martelo para a maior obra do Brasil e do setor portuário brasileiro", afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O investimento previsto no projeto ultrapassa R$ 6 bilhões. A construção começará em 2026 e deve levar cerca de cinco anos.
O túnel terá 870 metros de comprimento e 1,5 quilômetro de extensão, passando sob o canal de navegação do maior porto do país.
A expectativa é que a obra reduza o tempo de viagem entre Santos e Guarujá em até 50 minutos e diminua o fluxo de veículos na rodovia.