Notícias

Método simples é sugerido para remover microplásticos da água

O efeito limpador foi maior nas amostras de maior dureza, onde a ebulição removeu até 90% das micropartículas.
Método simples é sugerido para remover microplásticos da águaGettyimages.ru / Christopher Furlong

Os especialistas em engenharia biomédica e pesquisa de microplásticos da Universidade Médica de Guangzhou e da Universidade de Jinan, na China, comprovaram que a simples fervura da água dura remove de 80 a 90% das partículas de microplástico. A pesquisa foi publicada esta semana na revista Environmental Science & Technology Letters.

A presença de microplásticos na água é uma preocupação mundial crescente, devido aos possíveis perigos que essas partículas podem representar para a saúde humana. Seu tamanho minúsculo facilita a entrada no organismo por meio da boca, do nariz e de outras partes expostas do corpo.

No experimento, foram coletadas amostras de água da torneira com diferentes teores de cálcio, também chamada de água dura, e foram adicionados três tipos de partículas: poliestireno, polietileno e polipropileno, com tamanhos que variam de 0,1 a 150 micrômetros. As amostras foram fervidas por cinco minutos, resfriadas e as partículas de plástico na água foram medidas. 

O efeito limpador foi maior nas amostras de maior dureza, onde a fervura foi capaz de remover até 90% das micropartículas de plástico na água. Entretanto, na água macia, a fervura removeu apenas 25% dos microplásticos adicionados.

Os cientistas sugerem que a fervura poderia ser usada para criar métodos baratos e rápidos de purificação da água potável, que também proporciona desinfecção, possibilitando prescindir dos caros sistemas modernos de filtração.