Mais de 40 trabalhadores são resgatados na Índia com vida após avalanche no Himalaia

A operação de resgate durou 60 horas e foi realizada sob temperaturas abaixo de zero; oito trabalhadores morreram.

Mais de 40 trabalhadores da construção civil foram resgatados de contêineres metálicos após serem soterrados por uma avalanche no estado de Uttarakhand, no norte da Índia, na última sexta-feira (28). A tragédia aconteceu enquanto eles trabalhavam em um projeto de ampliação de rodovias, próximo à vila de Mana, e foi divulgado pela imprensa brasileira.

A avalanche atingiu o acampamento de obras e soterrou pelo menos 54 pessoas, das quais oito não sobreviveram. Os 46 sobreviventes foram abrigados em contêineres que, apesar dos danos, conservaram oxigênio suficiente para mantê-los vivos até que as equipes de resgate conseguissem chegar ao local.

A operação de resgate, que durou quase 60 horas, foi realizada em condições extremas , com temperaturas abaixo de zero.

Equipes do Exército Indiano, forças de resposta a desastres e administração local utilizaram helicópteros e drones para alcançar os trabalhadores soterrados. O ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, agradeceu aos socorristas pelo seu esforço em condições desafiadoras.

Inicialmente, as autoridades especularam que a tragédia poderia ter sido causada por uma "ruptura de geleira", mas confirmaram que foi uma avalanche. O impacto da neve foi tão forte que arrastou contêineres metálicos e um galpão, que desceram a montanha, próximo ao templo hindu de Badrinath, um dos mais visitados do país.

Testemunhas contaram que, no momento da avalanche, muitos trabalhadores estavam dormindo. Rajnish Kumar, um dos resgatados, disse que o contêiner deslizou cerca de 50 metros pela montanha antes de ser atingido por uma avalanche, mas a chegada rápida do Exército salvou sua vida. Outro sobrevivente, Satyaprakash Yadav, contou que conseguiu escapar e se abrigou em uma área do Exército nas proximidades.

O Departamento Meteorológico da Índia emitiu alertas para chuvas e neve nos estados do norte do país, incluindo Himachal Pradesh, Uttarakhand, Jammu e Caxemira, até esta terça-feira (04). As condições climáticas severas, agravadas pelas mudanças climáticas e pelo aumento do desmatamento na região, causam eventos cada vez mais imprevisíveis.

Avalanches são comuns nas regiões mais altas do Himalaia, especialmente no inverno, mas especialistas apontam que os desastres têm se tornados mais intensos e frequentes nos últimos anos. Em 2021, uma tragédia semelhante matou cerca de 100 pessoas em Uttarakhand, e, em 2022, outra avalanche matou 27 montanhistas na mesma área.