Notícias

Papa Francisco sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda

"O prognóstico permanece confidencial", observou o Vaticano.
Papa Francisco sofreu dois episódios de insuficiência respiratória agudaGettyimages.ru / Vatican Pool

Papa Francisco teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda nesta segunda-feira que o levaram a sofrer um novo broncospasmo devido a "um acúmulo significativo de muco endobrônquico", informou o Vaticano.

"Duas broncoscopias foram, portanto, realizadas com a necessidade de aspirar secreções abundantes. A ventilação mecânica não invasiva foi retomada à tarde", detalhou a Sala de Imprensa da Santa Sé em uma nova declaração sobre a saúde do pontífice.

Anteriormente, foi indicado que Francisco havia descansado "bem a noite toda", enquanto que no dia anterior ele estava em condição clínica "estável" e "não precisava de ventilação mecânica não invasiva, mas apenas de oxigenoterapia de alto fluxo".

O estado de saúde do papa vem oscilando nas últimas semanas depois de ele ter sido hospitalizado em 14 de fevereiro por conta de problemas respiratórios. Em 28 de fevereiro, o Papa teve um episódio de vômito com inalação e uma deterioração "repentina".

"O Santo Padre sempre se manteve vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico permanece confidencial", acrescentou o Vaticano nesta segunda-feira.