A Rússia proibiu o ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeshi Iwaya, de entrar no país, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta segunda-feira (03).
"Como parte da resposta às contínuas ações punitivas de Tóquio contra nosso país em conexão com a operação militar especial, foi tomada a decisão de proibir indefinidamente os seguintes cidadãos japoneses de entrar na Federação Russa", comunicou a chancelaria.
Além do ministro, foram impostas restrições ao ex-embaixador e ao atual embaixador do Japão na Ucrânia, bem como a diretores de empresas industriais japonesas.
Em fevereiro passado, o país asiático anunciou outra onda de sanções contra dezenas de empresas, bancos e indivíduos russos.
Em novembro passado, o presidente russo Vladimir Putin expressou surpresa com as ações hostis do Japão, já que Moscou não havia tomado nenhuma medida contra o país. "Surpreendentemente, o que fizemos de errado com o Japão? Absolutamente nada, nem um único passo, nem uma única palavra. Eles impuseram sanções contra nós. Qual foi a razão?", perguntou.